Josi Dias / PROCON MT

Powered by WP Bannerize


Procon-MT comemora Dia do Idoso com palestras, orientações e atendimentos nesta terça (1º) e quarta (2)

SECOM MT

Serão realizados atendimento aos idosos na LBV, em Cuiabá, e no Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, em Várzea Grande

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional do Idoso, ambos comemorados em 1º de outubro, a Secretaria Adjunta de Defesa do Consumidor (Procon-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), preparou uma programação especial para terça (01º.10) e quarta-feira (02.10).

De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, serão desenvolvidas atividades para mais de 255 idosos que participam do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre e da Legião da Boa Vontade (LBV), de Várzea Grande e Cuiabá, respectivamente.

Na programação, constam palestras sobre fraudes, golpes, educação financeira, uso de planilhas para controle do orçamento e superendividamento. Também haverá atendimento para os idosos com conciliadores de Defesa do Consumidor e atendentes do Procon Estadual, informa Cristiane Vaz.

O coordenador de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon-MT, Rogério Sena, explica que servidores do órgão visitaram anteriormente o Centro de Convivência e a LBV e orientaram os idosos a trazerem o extrato bancário e o extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no dia do evento para verificação de descontos.

Rogério Sena alerta que, muitas vezes, o consumidor idoso é lesado porque não tem o costume de verificar seu extrato bancário.

“Infelizmente, descontos que o idoso não percebe, ou que não sabe a origem, são muito comuns. Também é comum que o idoso não saiba como questionar ou cancelar esses descontos. O mesmo acontece com o extrato do INSS, que pode ter empréstimos e fraudes que o aposentado nem percebe ou, quando nota, já foram descontadas várias parcelas”, salienta.

Outro problema corriqueiro são as contratações feitas por familiares sem o consentimento do aposentado.

“Chegam casos no Procon em que os próprios familiares utilizam os documentos do idoso e sua assinatura para contratar empréstimos. Muitas vezes, sem o conhecimento ou a autorização do aposentado. Em algumas situações, a pessoa fica até sem ter como pagar as parcelas desses empréstimos e quitar suas contas mensais. Para evitar esses problemas, é essencial criar o hábito de acompanhar nossos extratos”, previne Cristiane Vaz.

Programação: palestras e atendimento aos idosos

Terça-feira (01/10)

– Várzea Grande: Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre: Manhã (das 8h30min às 12h); Tarde (das 14h às 17h).  Total: 155 idosos.

– Cuiabá: Legião da Boa Vontade (LBV): Manhã (das 8h30min às 11h). Total: 50 idosos.

Quarta-feira (02/10)

– Cuiabá: Legião da Boa Vontade (LBV): Manhã (das 8h30min às 11h). Total: 50 idosos.

Fonte: imprensa@secom.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário