O Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio. É o que aponta
levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com
a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores
pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso
significa que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas
capitais, entre elas Cuiabá, devem presentear seus entes queridos no
segundo domingo de agosto.
De acordo com os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35%
o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar
mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços
dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Já
entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% estão em situação financeira
difícil, 28% para economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar
dívidas em atraso e 12% não conseguiram juntar dinheiro.
Sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais
caros este ano, para 24% estão na mesma faixa de preço e 7% estão mais
baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 230 ao
todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,6 presentes.
De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas
(FCDL/MT), David Pintor, que analisou a pesquisa, os dados revelam uma
estabilidade em relação aos gastos comparados com o ano passado.
“Vemos que o consumidor irá analisar mais antes de comprar e isso é bom
para não termos aumento na inadimplência”, afirmou.
*Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. 75%
pretendem pagar à vista*
A maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar
antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará
sites / aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das
intenções de compra para a data (47%), seguidas de perfumes e cosméticos
(35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos,
carteira e relógio.
A grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista,
principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado,
34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito
(31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3
vezes e 22% em 4 vezes. Em média, serão feitas 4 prestações.
O levantamento aponta ainda que 81% pretendem pagar o(s) presente(s)
sozinhos, enquanto 14% vão dividir, principalmente com irmãos/irmãs (35%),
com o cônjuge (26%) e com os filhos (21%). Entre os pretendem dividir o
pagamento do(s) presente(s), 35% porque é forma de reduzir os gastos, 19%
estão sem dinheiro e 17% querem dar um presente melhor / mais caro.
Entre os entrevistados, 59% querem presentear o próprio pai, 19% o esposo,
11% o pai de seus filhos e 8% o irmão.
*Lojas físicas serão os principais locais de compras*
A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais
físicos, principalmente em shoppings centers (28%), lojas de departamento
(15%) e shopping populares (14%). Mas 40% pretendem comprar pela internet,
sobretudo aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%).
Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 57% utilizarão
os sites varejistas internacionais, 38% de varejistas nacionais e 35% de
compra e venda de produtos novos ou usados.
De acordo com os entrevistados, os principais motivos para comprar os
presentes em sites de varejistas internacionais são: preço baixo (73%),
maior variedade de produtos (46%), economia de gastos (37%) e qualidade dos
produtos (32%).
Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 48%
destacam o preço, 36% a qualidade dos produtos, 31% as promoções e
descontos e 25% pelo frete grátis.
O principal local de comemoração da data será na própria casa (37%),
seguido pela casa do pai (36%) e 8% pretendem almoçar fora.
*24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no
Dia dos Pais*
A vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai (43%), considerar que o
presente é um gesto importante (29%) e ter o costume de presentear pessoas
queridas (25%) são os principais motivos apontados pelos entrevistados que
irão comprar presentes no Dia dos Pais.
O problema surge quando a vontade de demonstrar gratidão se sobrepõe à
responsabilidade sobre as finanças pessoais: 24% dos entrevistados costumam
gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem
deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos
que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta
em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.
Fonte: CNDL