Competição no COT da UFMT terá início às 8h e a cerimônia oficial de abertura ocorre às 17h30
Até domingo (12.05), o público poderá acompanhar gratuitamente a competição disputada por atletas de países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Participam das disputas 556 atletas de 24 países, muitos na corrida por vagas olímpicas, em busca de índices ou de pontos no Ranking Mundial.
Quatro atletas mato-grossenses estão também na disputa: Jânio Varjão, Lissandra Campos, Wendell Jerônimo e Almir Junior. Os três primeiros são bolsistas do programa Olimpus, promovido pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Créditos: Divulgação
Confira o resumo da programação e os horários da participação mato-grossense.
Sexta-feira (10.05)
A manhã de sexta-feira (10.05) já contempla finais das disputas de 3.000 metros com obstáculos, salto em altura e lançamento de martelo, além de provas de 100 metros rasos, 400 metros com barreiras, e outras.
Durante a noite, dois atletas mato-grossenses contam com o apoio da torcida em suas provas. Às 19h30, o esportista de Barra do Garças, Jânio Varjão, corre na semifinal dos 800 metros rasos, e às 19h40, a atleta de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra Campos, disputa a final do salto em distância.
As outras provas da noite, que terão início a partir das 18h30, são 100, 400, e 3.0000 metros rasos, salto com vara, salto em altura, lançamento de martelo revezamento 4×400 metros e arremesso do peso.
Sábado (11.05)
O segundo dia da competição começa às 6h com as provas de marcha atlética disputadas num circuito montado na Avenida Parque do Barbado, ao lado do COT/UFMT.
De volta à pista principal, as demais disputas serão realizadas das 8h às 11h e das 18h30 às 21h30, com provas diversas, como as finais dos 100 e 110 metros com barreiras, lançamento do dardo, salto com vara, 200 e 1.500 metros rasos, revezamento 4×400 metros, dentre outras.
O mato-grossense Jânio Varjão disputa a final da prova de 800 metros rasos, às 10h, caso se classifique nas semifinais do dia anterior. Já o mato-grossense Wendell Jeronimo compete na final dos 5.000 metros rasos, às 19h40.
Domingo (12.05)
Wendell Jeronimo volta a competir logo cedo, desta vez na prova de corrida de rua (10 km) que acontece às 6h30, no Parque Tia Nair, em Cuiabá. O maratonista de Pontes e Lacerda compete atualmente pela Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde.
O Campeonato retorna para o COT/UFMT a partir das 8h10 e prossegue até 11h, retomando no início da noite, com provas das 18h30 às 21h. As disputas do dia incluem as finais de revezamento 4×100 metros, 110 metros com barreiras, 200 e 1.500 metros rasos, lançamento do dardo, salto em altura, salto com vara e revezamento 4×400 metros.
A final da prova de salto triplo masculino acontece às 18h40 e contará com a participação do atleta Almir Júnior, que começou sua carreira esportiva em Peixoto de Azevedo e hoje defende o clube Sogipa, do Rio Grande do Sul. Favorito na disputa, o mato-grossense conquistou o tricampeonato do salto triplo durante o Troféu Brasil, realizado em 2023, também em Cuiabá.
Confira a programação completa aqui
Sobre o Campeonato Ibero-Americano
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.
Com acesso gratuito ao público, a competição também será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.
Dentre os destaques do atletismo brasileiro que participam da competição em Cuiabá estão o velocista e ex-BBB Paulo André, o velocista Renan Gallina, a recordista na marcha atlética, Gabriela Muniz, a também recordista nos 400 m com barreiras feminino, Chayenne Pereira, a velocista olímpica Lorraine Martins, e o campeão mundial de arremesso do peso, Darlan Romani.