Pela primeira vez em 38 edições, torneio terá mais de 100 participantes; duelo entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES abre a competição às 20h (de Brasília)
A maior Copa Betano do Brasil de todos os tempos terá início na noite desta terça-feira (17) e marcará o começo de uma nova história da competição mais inclusiva do país. Em sua 38ª edição, o torneio terá pela primeira vez mais de cem clubes, número recorde para o certame realizado desde 1989.
Em meio à série de reformulações feitas em prol do calendário profissional masculino, a CBF incrementou o número de equipes de 92 para 126, resultando em um crescimento de 122 para 155 partidas, de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais e de sete para nove fases.
Entre as 126 agremiações, 17 são estreantes: Penedense-AL, Porto-BA, Tirol-CE, Porto Vitória-ES, Primavera-MT, Pantanal-MS, Betim-MG, Serra Branca-PB, Maguary-PE, Sampaio Corrêa-RJ, Laguna-RN, Guaporé-RO, Monte Roraima-RR, Barra-SC, Santa Catarina-SC, Primavera-SP, Velo Clube-SP. Assim, a Copa do Brasil alcança a marca de 415 clubes participantes em sua história.
A primeira destas fases da Copa do Brasil começa às 20h (de Brasília), no Lourival Gomes, em Saquarema (RJ), no duelo entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, que abrirá oficialmente a competição e a busca por uma das taças mais almejadas do Brasil. O jogo terá transmissão de SporTV e Premiere.
Nesta etapa inicial, são 28 clubes na disputa. Na segunda fase, entram 74 equipes e, na terceira, mais quatro. Os 20 times da Série A vão ingressar a partir da quinta fase. Da primeira à quarta fase, os embates serão eliminatórios, em partida única, com a vaga sendo decidida nos pênaltis em caso de empate. Da quinta fase à semifinal, os classificados serão definidos em jogos de ida e volta
Corinthians é o atual campeão da Copa Betano do BrasilCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Em 2026, a Copa do Brasil terá pela primeira vez final única – data-base é 6 de dezembro -, alinhando-se ao padrão de outras competições internacionais de formato similar e garantindo apelo esportivo, turístico e comercial com um evento que encerrará o calendário nacional. Outra medida inédita é a classificação do vice-campeão à fase preliminar da Libertadores, enquanto o vencedor segue garantindo vaga direta à fase de grupos.
Com estas mudanças, a CBF tem como objetivo garantir maior representatividade nacional, oferecer mais oportunidades de exposição comercial a patrocinadores, trazer maior impacto econômico e assegurar um produto mais atrativo esportivamente.
Em 2027
No ano que vem, a partir da classificação dos campeões da Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste, serão 128 times, quantidade que terá quadruplicado desde os 32 participantes de 1989, ano da organização da primeira Copa do Brasil.
Taça da Copa Betano do Brasil 2025 foi conquistada pelo CorinthiansCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Fonte: CBF
0 votes, 0 avg. rating















