Carioca e Brendha marcaram para a Seleção, e Ana Bia, em lance improvável, definiu a vitória; Amarelinha enfrenta Bolívia no sábado (7)
Dudinha, Gisele, Nayara e Carioca comemoram gol do Brasil na estreia do Sul-Americano Feminino Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
A Seleção Brasileira estreou no Sul-Americano Feminino Sub-20 com vitória, de virada, por 3 a 2 sobre o Equador na noite desta quinta-feira (5), no Estádio Luis Alfonso Giagni, na cidade paraguaia de Villa Elisa. Centroavantes, Carioca e Brendha marcaram para a Amarelinha, e Ana Bia, em um lance improvável nos momentos finais, garantiu os três pontos.
Na partida, a Amarelinha precisou driblar o natural nervosismo de estreia e mostrou resiliência para reverter o placar adverso do primeiro tempo e lidar com o abalo emocional de ter ficado com uma jogadora a menos no fim do jogo.
O jogo
O Equador teve um início mais promissor. Antes mesmo do primeiro minuto, a goleira Elu foi exigida e fez grande defesa em finalização da camisa 9 equatoriana Chuchiolo. Aos dez minutos, a arqueira brasileira novamente fez a diferença, desta vez em chute da meio-campista Guerra.
Brendha se emocionou com o gol marcado sobre o Equador, na estreia do Brasil no Sul-Americano Feminino Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
O jogo seguiu morno, com muitas variações de posse de bola e sem controle por parte de nenhuma equipe, até os 34 minutos, quando Kaylane arriscou de fora da área, e a equatoriana Alcívar defendeu. No rebote, Dudinha, que atacou a área em velocidade, acertou a trave.
No fim do primeiro tempo, o Equador abriu o placar, com Vélez, que antecipou a zaga do Brasil e balançou as redes.
A conversa no intervalo com a treinadora Camilla Orlando surtiu efeito na Seleção Brasileira. Aos 14 minutos do segundo tempo, Gisele recebeu grande passe de Dudinha na direita, ganhou da defensora equatoriana na velocidade e acertou a trave. Carioca, como uma centroavante bem posicionada, dominou o rebote e deixou tudo igual, anotando o primeiro gol do Brasil nesta edição do Sul-Americano.
Ana Bia garantiu a vitória do Brasil sobre o Equador, na estreia do Sul-Americano Feminino Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
O tento serviu de motivação para a Seleção. Samara cruzou para Brendha dentro da área. A atacante, dividiu com duas equatorianas, ficou com a posse de bola e finalizou forte para colocar o Brasil à frente do placar a dez minutos do fim do tempo regulamentar.
Perto da marca dos 45 minutos, Isa Nunes cometeu pênalti em Guerra e foi expulsa após ser punida com o segundo cartão amarelo. Cazares deslocou Elu e empatou.
Apesar do gol sofrido, a vitória ficou com o Brasil. Ana Bia, do meio do campo, lançou para a área. O chute saiu com força, a goleira equatoriana errou o tempo de bola e sofreu o terceiro tento brasileiro, definindo o placar em 3 a 2.
Agenda
No sábado (7), a Amarelinha encara a Bolívia no Estádio Luis Alfonso Giagni, às 18h (de Brasília), pela segunda rodada da competição. Em sua estreia, as bolivianas foram derrotadas por 2 a 0 para o Peru.
Técnica Camilla Orlando durante a estreia da Seleção Brasileira no Sul-Americano Feminino Sub-20, contra o EquadorCréditos: Staff Images / CBF
Escalação
BRASIL: Elu; Thay (Samara), Ana Bia e Isa Nunes; Clarinha (Tainá), Kaylane, Nayara (Bianca) e Adrielly (Emilly); Dudinha (Brendha), Gisele e Carioca. Técnica – Camilla Orlando.
*Inicialmente escalada como titular, a atleta Maria Vitória ficou de fora da partida após sofrer uma picada de inseto que provocou uma reação alérgica. Ela recebeu atendimento e, seguindo orientação do departamento médico, não teria condições de permanecer à disposição da treinadora Camilla Orlando. Nayara a substituiu.
Escalação do Brasil para a estreia no Sul-Americano Feminino Sub-20 de 2026, contra o EquadorCréditos: Staff Images / CBF
Fonte: CBF
0 votes, 0 avg. rating














