Conclusão da etapa de instalação das câmeras do SAOT habilita o estádio para a fase de testes offside antes do uso oficial no Campeonato Brasileiro
A CBF e a Genius concluíram nesta quarta-feira (28) o processo de instalação das câmeras do sistema de impedimento semiautomático (SAOT, na sigla em inglês) no Maracanã. Com a instalação, o próximo passo é a habilitação das linhas, para então dar início à fase de testes. Os próximos estádios a receberem a instalação dos equipamentos serão Nilton Santos, Arena MRV, Mineirão e Mangueirão.
A implantação das câmeras do SAOT no Maracanã foi acompanhada de perto pelo presidente do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem da CBF, Netto Góes. Ao todo, foram necessárias 28 câmeras para cobrir todo o campo do Maracanã. Com a instalação, o estádio agora passará pela habilitação das linhas para, em seguida, dar início à fase de testes do sistema.
“Este é um estágio importantíssimo. Estamos acompanhando cada fase da implantação do semiautomático e verificando que a evolução está acontecendo de acordo com nossas expectativas, cumprindo cada etapa necessária do processo para homologação do sistema. O objetivo é que o semiautomático entre em funcionamento cumprindo o padrão de excelência que desejamos. E agora esperamos que esta celeridade seja a mesma para a implantação nos demais estádios”, disse Góes.
O presidente da CBF, Samir Xaud, reforçou a importância do cumprimento rigoroso de todas as etapas do processo.
“A implantação do impedimento semiautomático é um projeto estruturante para o futebol brasileiro. Estamos acompanhando de perto cada etapa, com responsabilidade e rigor técnico, para garantir que o sistema seja implementado com segurança, confiabilidade e dentro dos padrões internacionais. O Maracanã cumpre um papel importante nesse processo, e o nosso foco é assegurar que a tecnologia esteja plenamente homologada antes do uso oficial nas competições”, disse.
Fonte: CBF
0 votes, 0 avg. rating














