Credito: Reprodução CBF

CBF realiza reunião com oficiais de partida de todo o país para alinhamento da temporada 2026

CBF

Entidade organizou evento destinado aos profissionais que atuam em todas as competições nacionais neste ano

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de sua Diretoria de Competições (DCO), realizou na tarde dessa quinta-feira (12) um workshop online destinado a todos os profissionais que atuam nas operações de partidas desta temporada das competições organizadas pela CBF.

Com a presença de integrantes de diversas diretorias da CBF, o evento teve como objetivo apresentar as novidades deste ano e reforçar artigos importantes dos regulamentos e diretrizes da entidade. Entre os assuntos abordados na reunião, estiveram integridade, arbitragem, assuntos médicos, comunicação, marketing e combate ao racismo.

“Sob a liderança do presidente Samir Xaud, a valorização e o desenvolvimento das pessoas se consolidaram como pilares da nossa gestão. Investir na formação dos Oficiais de Partida é garantir competições mais profissionais, eficientes e alinhadas às melhores práticas internacionais”, destacou o diretor de Competições, Julio Avellar.

Diretor de Competições, Julio Avellar, durante a reunião com oficiais de partida de todo o país para alinhamento da temporada 2026Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Ao todo, a CBF conta com cerca de 190 oficiais de partida, que são indicados pelas Federações Estaduais ou pela própria CBF, para exercer as funções de coordenação geral, supervisão de imprensa e supervisão de marketing em seus campeonatos. Os profissionais devem trabalhar de forma integrada e colaborativa entre si e com o delegado de cada partida, este designado pela Federação local de jogo.

O coordenador geral é responsável por garantir o controle e a implementação dos procedimentos de operação de jogo e na aplicação do Manual de Competições, dos Regulamentos Específicos de cada competição, das diretrizes técnicas e de todos os protocolos de um jogo.

O supervisor de imprensa, por sua vez, responde pelo credenciamento, geração e envio de listas de credenciados, organização das entrevistas no pré-jogo, intervalo e final da partida, fornece suporte ao assessor do clube na coletiva de imprensa, posicionamento de radialistas, fotógrafos e câmeras da empresa detentora de direitos de transmissão no estádio e operações de imprensa no campo de jogo.

CBF realiza reunião com oficiais de partida de todo o país para alinhamento da temporada 2026Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Já o supervisor de marketing gere as ações de marketing nos estádios e em todas as partidas organizadas pela CBF, mantendo contato com os profissionais de marketing do clube mandante e com as empresas responsáveis pelas ações no jogo.

Em janeiro deste ano, a CBF divulgou o Manual de Competições, documento que substituiu o Regulamento Geral de Competições. O modelo adotado segue estrutura e organização alinhadas às melhores práticas da FIFA e da Conmebol e incorpora sugestões enviadas por clubes e federações estaduais.

Fonte: CBF



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta