Wesley Rodrigues

Powered by WP Bannerize


“Governo de MT valoriza profissionais com bolsas de formação, revisão da lei de carreira e gratificação por resultado”, afirma secretário

Rui Matos/Seduc-MT

Neste dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor, uma data importante para valorizar e reconhecer o trabalho essencial desses profissionais na formação e desenvolvimento dos estudantes. Em Mato Grosso, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a Política de Valorização Profissional como uma das referências de reconhecimento aos 19 mil educadores da Rede Estadual de Ensino.

Ele reforça que essa ação faz parte das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos e tem como objetivo identificar as possibilidades de desenvolvimento dos servidores por meio de capacitação e profissionalização.

“É com professores engajados em ampliar seus conhecimentos por meio da formação continuada que estamos melhorando os resultados educacionais para toda a comunidade escolar”, afirma.

Para o secretário, o foco da aprendizagem é sempre o estudante. Mas sem professor, não tem estudante e vice-versa.

“O aprendizado dos 330.637 estudantes da rede está profundamente ligado aos 19 mil professores motivados, em constante aprendizado e sempre envolvidos com a comunidade estudantil e com o processo de ensinar e aprender”, pontua.

Diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado concedeu o auxílio computador e internet em 2021, possibilitando que os educadores adquirissem notebooks e planos de internet banda larga. Essa medida permitiu que eles pudessem realizar as atividades docentes de forma segura, à distância.

Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) implementou o Banco de Talentos e bolsas de formação e mentoria, com o objetivo de valorizar e incentivar a qualificação dos professores, além de disseminar o conhecimento e as boas práticas.

A revisão da Lei de Carreira e atualização da Política de Remuneração também trouxeram melhores condições de progressão de carreira e de remuneração para a categoria, incluindo o pagamento do 14º e até 15° salário, por meio da Gratificação por Resultado (GR) a partir deste ano.

Dentre as políticas que compõem essa valorização profissional, destacam-se a atualização da Política de Remuneração, o Banco de Talentos, as Bolsas de Formação e Mentoria, o Clima Organizacional, a Formação de Gestores, o programa Mais Inglês MT para professores, a redução do absenteísmo, a revisão das leis das carreiras da Educação e a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho.

“Essas ações demonstram o comprometimento do Governo do Estado de Mato Grosso em reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, proporcionando melhores condições de trabalho, formação e remuneração. Neste Dia do Professor, é importante celebrar esses 19 mil profissionais que são fundamentais para o desenvolvimento da educação em nosso estado”, finaliza Alan.

Fonte: www3.seduc.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário