JLSIQUEIRA / ALMT

Powered by WP Bannerize


Seduc divulga relação dos estudantes pré-selecionados para etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro

Rui Matos/Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta terça-feira (04.10), o resultado do processo de pré-seleção dos discursos entregues pelos estudantes participantes da etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023, a Jornada de Aprendizagem Cidadã, promovido pela Câmara dos Deputados.

Por ordem de pontuação, os classificados nesta fase foram Allyson Guilherme Soares de Almeida (98,18 pontos), da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, do município de Rio Branco; Emilly Silva Pinheiro Leite (87,27 pontos), da Escola Estadual 7 de Setembro, de Barra do Bugres;  Lizandra Maria Lizaldo Tolentino Barbosa (85,45 pontos), Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, de Alto Taquari; e Thalysson de Almeida Porto Carvalho (78,18 pontos), Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira, Nova Xavantina.

Na etapa local, que ocorreu entre 26 de julho e 10 de setembro, 40 estudantes participaram da jornada de aprendizagem, que iniciou com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Nessa fase exploratória também foi feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local.

Agora, eles vão para a etapa nacional que ocorre de 23 de outubro a 10 de novembro, quando será realizada votação popular das propostas apresentadas pelos estudantes da rede, além de avaliações de especialistas indicados pela organização. Nessa fase, o estudante terá a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado.

Quem passar para a etapa final, prevista para ocorrer de 05 a 07 de dezembro, em Brasília, terá o desafio de ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando a “Carta do PJB à Câmara dos Deputados”.

O legislativo irá custear para os jovens selecionados e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de novembro no portal www.camara.leg.br/pjb.

Fonte: www3.seduc.mt.gov.br



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário