Secom-MT

Powered by WP Bannerize


Seduc retifica edital do Programa lntercâmbio MT no Mundo

http://www.mt.gov.br

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) retificou três pontos no edital do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, para levar 100 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual para estudar na Inglaterra. A viagem terá a duração de três semanas, com tudo pago pelo Estado.

As alterações descrevem de forma mais específica os dois grupos que serão classificados entre as 15 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e estão de acordo com o sistema avaliativo da Educat-FGV, parceira do programa.

A proficiência e a intensidade de acesso à plataforma foram requisitos fundamentais para a definição de metade do grupo que fará a viagem a partir de maio deste ano. Os outros 50 estudantes serão selecionados entre os que obtiveram as melhores notas na avaliação formativa aplicada entre 29 de novembro e 6 de dezembro do ano passado.

Sobre o critério de desempate no grupo 1, no subitem 2.3.2.1, incluiu-se estudante maior de 18 anos. No subitem 2.5.1, o texto retificado diz que “serão selecionados os 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, com a nota calculada em TRI Proficiência – Teoria de Resposta ao item, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (DRE), conforme o anexo III, do edital.

O subitem 2.5.2.5, sobre classificação, também foi alterado para: “Àquele que apresente maior pontuação em TRI na Avaliação Formativa de Saída, que ocorreu no período de 29/11/2022 a 06/12/2022”. Por fim, no anexo III, as vagas distribuídas para estudantes do grupo 2 passaram a ser divididas entre os classificados do 2º e do 3º ano.

A proficiência e a intensidade de acesso à plataforma do Mais Inglês MT são requisitos importantes para a definição de metade do grupo. No entanto, a nota de proficiência em português e matemática não deve ser usada para comparação entre estudantes de séries ou etapas distintas.

“A calibragem da avaliação para a nota leva em consideração o ano em que o estudante está. Cada questão possui um peso calculado de acordo com o índice de acertos ou erros daquela prova, que leva em consideração apenas os estudantes de uma mesma série”, explica Bruno Seolin, gestor educacional de Políticas Públicas de Línguas Estrangeiras, da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE).

Por exemplo, um estudante do 2º ano que tirou 370 pontos de proficiência pode ter tido um aproveitamento superior a um no 1º ano quando obteve 380 pontos. Esses pesos e notas são referentes apenas às avaliações da mesma série ou etapa. “Não poderíamos avaliar os alunos de 2º e do 3º ano de uma mesma forma, numa mesma régua”.

O programa

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente no que diz respeito ao domínio de língua estrangeira, permitindo aos estudantes uma experiência de estudo e imersão cultural para o desenvolvimento da proficiência, das suas habilidades e competências de interculturalidade.

As 100 vagas disponibilizadas serão preenchidas desde que os estudantes estejam em conformidade aos critérios estabelecidos pelo edital. Além disso, a concretização dessa iniciativa está condicionada à emissão de passaporte válido e sucesso no processo licitatório de contratação da empresa para o intercâmbio.

As despesas com o deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

Calendário

No dia 6 de março será divulgado o resultado da classificação. Já o período de entrega dos documentos nas unidades escolares pelos responsáveis legais será de 15 a 21 de março, seguido do envio dos documentos digitalizados para as DREs. De 29 de março a 5 de maio, os classificados farão o passaporte e, a partir de maio, vão fazer parte do intercâmbio.

Confira todos os detalhes no edital.

Fonte: http://www.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário