Secom-MT

Powered by WP Bannerize


“Programas do Governo de MT atendem 100% dos atletas olímpicos do Estado”, afirma secretário

http://www.mt.gov.br

O Governo de Mato Grosso tem investido, por meio de diversos programas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em práticas esportivas e incentivo aos atletas que apresentam bom desempenho em suas categorias. Exemplo disso é que, hoje, 100% dos atletas olímpicos do Estado são atendidos pelo Governo.  A observação é do secretário da Secel, Jefferson Neves, em entrevista ao programa “Roda de Entrevista”, da TV Mais, afiliada da TV Cultura.

“O Bolsa Atleta, que faz parte do projeto Olimpus, tem orçamento suficiente para atender até 615 atletas, mas hoje atendemos 300 atletas olímpicos e cerca de 70 não olímpicos. Conforme nossos atletas forem tendo resultados em nível local, nacional e internacional, nós já temos recursos disponíveis para ampliar esse projeto. Hoje nenhum atleta olímpico que apresente resultados deixa de ser atendido. Inclusive, atendemos 100% dos atletas de esportes olímpicos”, pontuou.

Jefferson destacou que essa foi uma política pública adotada na gestão do governador Mauro Mendes, e afirmou ter visto pessoalmente o impacto da falta de incentivo anteriormente. Isso porque, antes de compor a gestão do atual governo, Jefferson era professor e treinador de Natação, e a realidade que observava era de que o atleta chegava ao seu auge, gerava excelentes resultados, mas, posteriormente, o Estado perdia este atleta para grandes clubes da Região Sudeste do país.

“Em um passado recente, por volta de 2017, vi muito isso acontecer. O atleta descia do pódio com a medalha e já tinha o treinador do Flamengo, do Pinheiros, do Minas, fazendo convite para ele ir embora. E se ele não tinha apoio aqui em Mato Grosso, o atleta ia embora mesmo”, relembrou.

No entanto, a criação de um ciclo que financia o atleta e o treinador, por meio do Olimpus; que financia os projetos sociais, por meio do Pontos de Esporte e que também financia contratos de passagens aéreas e terrestres para estimular que os atletas mato-grossenses participem das competições nacionais e internacionais, fez com que muitos destes talentos não precisassem sair do próprio estado para viver o esporte.

O secretário ressaltou que, para acompanhar o avanço no fomento ao esporte, a Secretaria um importante passo com a implantação da Escola de Formação em Esporte e Lazer, que recebe o investimento de R$ 800 mil da Secel.

“Eu vi vidas serem transformadas pelo esporte. Quando assumimos este desafio frente à Secel, nós colocamos como meta fazer com que os recursos destinados ao esporte chegassem a seu destino final. Todas essas iniciativas são provas de que é isso que o Governo de Mato Grosso vem fazendo”, finalizou Jefferson.

Fonte: http://www.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário