Secom-MT

Powered by WP Bannerize


Empaer recebe certificação do Governo Federal por gestão transparente

http://www.mt.gov.br

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) alcançou o nível da maturidade da gestão Categoria Bronze 3, conferida pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. O certificado garante a existência de critérios de excelência para a Governança e a transparências de recursos da União. Empresas públicas com mais maturidade em gestão têm prioridade no acesso aos recursos federais.

Das quatro faixas de pontuação da categoria nível Bronze, a Empaer alcançou a segunda, com pontuação 69.66, após classificação pelo Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam transferência da União (IMG-Tr 100 pontos). No certificado consta ainda que, “em decorrência da continuidade na implementação das ações de aprimoramento, sua organização apresenta muitas melhorias na gestão e na prestação dos serviços. Surgem muitos resultados de satisfação das partes interessadas”. O certificado tem validade até janeiro de 2025.

A chefe da Unidade de Gestão Estratégica para Resultados (Uniger) e atual presidente do Comitê Setorial de Governança e Gestão da Empaer, Enilza Santos Ferri, fala que a evolução na certificação demonstra a capacidade do órgão em evoluir e melhorar o seu atendimento. “Receber a certificação, em menos de um ano de trabalho, pode ser considerado um avanço significativo de toda equipe de servidores da empresa. Nosso objetivo é entregar serviços de qualidade aos agricultores familiares e atingir a Categoria Bronze nível 4”, enfatiza Ferri.

Na avaliação de 2022, a Empaer recebeu nota máxima no quesito sustentabilidade. De acordo com Enilza, esse é um trabalho que permite identificar pontos fracos e fortes com a possibilidade de melhoria da instituição tornando-a eficiente no atendimento às demandas do público alvo e da sociedade em geral. O trabalho de monitoramento da empresa já começou e a comissão tem um prazo de dois anos para aprimorar os resultados.

O modelo considera sete fundamentos, ou critérios de excelência para a melhoria da gestão de transferência de recursos da União operacionalizadas por meio da Plataforma + Brasil. Os requisitos são utilizados em uma tabela de pontuação para definir o estágio de maturidade atingido pela instituição avaliada e permite quantificar o grau de atendimento. São avaliados para pontuação: Governança, estratégia e planos de aplicação dos recursos das transferências da União, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor público à sociedade brasileira.

Ferri explica que o Governo Federal oferece meios para que os órgãos públicos adotem práticas e ações transparentes, eficazes e eficientes de excelência em gestão dos recursos, implementem planos de melhoria e alcancem elevados desempenhos, sempre com foco em resultados para o cidadão.

Fonte: http://www.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário