(Foto: Divulgação)

Powered by WP Bannerize


Lula e BNDES entram em conflito

terrabrasilnoticias

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se posicionou sobre as mais falas recentes do presidente Lula sobre emprestar dinheiro para outros países, sobretudo latino-americanos.

Durante uma reunião em Buenos Aires, na segunda-feira 23, o petista disse que o BNDES vai voltar a financiar obras no exterior. No passado, o Brasil contraiu prejuízos, em virtude do calote desses empréstimos.

O BNDES informou não haver demanda para o custeio de obras de infraestrutura no exterior, tampouco que essa política esteja no radar da instituição. Além disso, o banco observou que uma eventual mudança de rota dependeria de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Não existe demanda ou previsão de financiar projeto de serviços de infraestrutura no exterior”, comunicou o BNDES, na terça-feira 24. “Qualquer alteração nessa política passará, necessariamente, por um entendimento com o TCU, uma vez que o presidente da Corte, Bruno Dantas, tem reforçado o papel de acompanhamento colaborativo das políticas públicas por parte da referida instituição.”

No documento, o BNDES não citou o projeto da Argentina chancelado por Lula. O banco disse ainda que os atuais esforços direcionam-se no sentido de alavancar a exportação de produtos e bens produzidos no Brasil, com foco em empregos e renda, além de fortalecer a integração regional das cadeias produtivas com escala, competitividade e valor agregado.

Fonte: terrabrasilnoticias



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário