Ale Cabral/CPB

Powered by WP Bannerize


Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega ao Sul e conta com retorno de medalhista paralímpica paralímpica

Ass. Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

A nadadora paranaense Débora Carneiro, medalhista no Mundial da Ilha da Madeira 2022 e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, vai voltar a participar de uma competição adulta na próxima terça-feira, 1°, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba, no Paraná. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), terá 321 atletas inscritos em provas também de atletismo e disputas de halterofilismo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega à 13ª capital brasileira e à primeira da região Sul do país. As provas de atletismo e halterofilismo acontecerão na  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já as de natação vão ocorrer no Santa Mônica Clube de Campo. O atletismo terá 187 competidores, a natação, 122, e o halterofilismo, 12.

Desde que ganhou as três medalhas de bronze no Mundial da Ilha da Madeira 2022 (100m peito, revezamento 4x100m livre misto e revezamento 4×100 m medley misto), Débora, da classe S14 (para deficiência intelectual), apenas realizou treinos em piscinas curtas em Maringá (PR), sua cidade natal. Em Tóquio, foi bronze no revezamento 4×100 livre misto junto com Gabriel Bandeira, Ana Karolina de Oliveira e Felipe Caltran.

Ao lado da irmã gêmea Beatriz Carneiro, que também é medalhista nos Jogos de Tóquio e estará presente na competição em Curitiba, Débora ficou afastada quase quatro meses de competições adultas – disputou somente os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, em setembro.

“O Meeting vai ser importante para melhorar os nossos tempos. Depois do Mundial, sofremos muito com o inverno em Maringá, com muita chuva e frio. Ficamos sem opções de piscina longa para treinar. Tivemos muitas dificuldades. Estamos há poucos dias realizando atividades em ritmo forte na água”, afirmou Débora, que também tem um bronze nos 100 m peito no Mundial de Londres 2019; um ouro nos 100 m peito e uma prata nos 100 m medley no Parapan de Lima 2019 entre as principais conquistas na carreira.

Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Depois de Curitiba, o evento vai prosseguir na região Sul do país e acontecer em Florianópolis no próximo dia 5 de novembro.

“Tanto eu quanto minha irmã estamos felizes em participar do Meeting porque podemos representar a nossa cidade, o nosso Estado, em uma grande competição. Ao mesmo tempo que temos a obrigação de obter resultados, também procuramos nos divertir quando estamos na água”, completou.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo CPB desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo, halterofilismo e natação e /ou o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço 
Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Curitiba
Data: 1º de novembro (terça-feira)

Modalidades: atletismo e halterofilismo
Local: Universidade Federal do Paraná
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 1299 – Centro

Modalidade: natação
Local: Santa Mônica Clube de Campo
Endereço: Rodovia Regis Bittencourt, Km 6, nº 5000 – Mauá-Colombo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Débora e Beatriz Carneiro são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte: CPB / Comitê Paralímpico Brasileiro


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário