Lateral-direito do Vasco chegou ao Cruzmaltino aos sete anos, depois de ter sido descoberto em peneira em Manaus; ele disputará o Sul-Americano Sub-20
O lateral-direito Paulinho, do Vasco, se apresentou à Seleção Brasileira na tarde desta sexta-feira (17), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para a disputa do Sul-Americano Sub-20, e lembrou de suas raízes amazonenses: “Vim de longe”. Aos sete anos, ele deixou Tefé, no interior do Amazonas, em busca do sonho de se tornar jogador profissional de futebol.
No município com população de cerca de 70 mil habitantes, segundo Censo do IBGE de 2023, o futuro atleta ficou sabendo de uma peneira que aconteceria em Manaus, a mais de 500 quilômetros de distância de sua cidade natal. Para chegar à capital do estado saindo de Tefé, não é possível ir de carro. O trajeto entre as duas cidades, de avião, leva aproximadamente uma hora. Com barco, a viagem demora um dia e meio.
Em meio a jogadores de dez anos de idade, destacou-se e veio para o Rio de Janeiro indicado por Maristela Gomes, organizadora da peneira e treinadora das categorias de base do Tigres, time de Duque de Caxias (RJ): “Eu era o único que tinha sete anos e só fui me divertir”.
Durante os 12 anos de Vasco, clube onde diz ter sido formado como “jogador” e “homem”, o lateral-direito teve passagem pela Seleção Sub-15, em 2020, para treinos na Granja Comary. Desta vez, o desafio é maior: disputará o Sul-Americano Sub-20.
“Espero dar o meu melhor. Vim para cá, se Deus quiser, para trazer o título, ficar com o título. Vim para dar o melhor de mim. Espero entregar o máximo e estou aqui para ajudar”, disse em entrevista à CBF TV.
Na Seleção, Paulinho reencontra os colegas de Vasco Leandrinho e Rayan, companheiros tidos como amigos pelo tefeense.
“Rayan e Leandrinho são meus amigos desde pequeno, a gente joga junto desde os sete anos em todas as categorias. Eu e o Leandrinho então, a gente vivia juntos, ia para casa juntos, ele é um irmãozão”, afirma.
Neste início da temporada 2025, Paulinho fez parte do grupo vascaíno que disputa as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Na estreia da competição, ele marcou seu primeiro gol pelo profissional do clube, em São Januário. Poucos dias depois, foi convocado pelo treinador Ramon Menezes.
“Foi uma felicidade imensa, estou muito feliz por representar o meu país em um campeonato grande como o Sul-Americano. Recebi a notícia quando estava na concentração, já era nove horas da noite e, para falar a verdade, eu não esperava. Foi uma notícia que deixou todo mundo feliz, minha família, meu pai, minha mãe”, conta.
Com Paulinho no grupo, a Seleção Brasileira Sub-20 estreia no Sul-Americano contra a Argentina na próxima sexta-feira (24), às 20h30, no estádio Misael Delgado, em Valencia.