PC-MT

Powered by WP Bannerize


Policiais civis fazem curso de investigação e operações ambientais em Cuiabá

Assessoria/Polícia Civil-MT

Iniciou nesta segunda-feira (21.11) o primeiro Curso de Investigação e Operações Policiais Ambientais (CIOPAM), promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Academia de Polícia e Gerência de Operações Especiais.

A capacitação será ministrada entre os dias 21 de novembro a 7 de dezembro, em Cuiabá, para 20 profissionais da Segurança Pública, sendo 19 policiais civis e um militar do Corpo de Bombeiros.

Com carga horária de 120 horas, a primeira edição do CIOPAM capacita policiais civis e servidores parceiros para atuarem nas investigações e operações de combate a crimes ambientais no Estado de Mato Grosso.

O curso conta com instrutores especialistas das Polícias Civis de Mato Grosso e Paraná, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado e de Meio Ambiente de MT, Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas e Corpo de Bombeiros Militar.

Para as aulas práticas de investigações e operações voltadas ao ambiente rural, foi preparada uma grande e cautelosa logística, pois serão realizadas simulações durante os treinamentos, almejando prospectar o aluno para dentro dos casos reais de combate aos ilícitos ambientais.

A abertura do CIOPAM contou com a palestra inaugural do delegado Polícia Civil do Paraná, Guilherme Luiz Dias, que abordou o tema “Os desafios da Polícia Judiciária no combate aos Ilícitos Ambientais”.

Na ocasião, a delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou a importância da capitação que visa qualificar servidores para o enfrentamento dos crimes ambientais, que refletem diretamente na proteção e preservação do meio ambiente, favorecendo toda a humanidade.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos da Silva; o diretor da Academia de Polícia, Fausto José Freitas da Silva; a delegada designada para integrar a Força Tarefa do GAECO Ambiental, Alessandra Saturnino; o gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta; o comandante do CIOPAR, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sema e Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: www.pjc.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário