Reprodução

Powered by WP Bannerize


Você faz isso? Estudo associa este hábito comum a hipertensão e derrame

Terra Brasil Notícias

Atualmente, muitas pessoas trabalham em casa e, consequentemente, podem ter mais tempo para descansar e tirar os famosos “cochilos” ao longo do dia, ou ainda tem aqueles que sempre sentem um soninho após o almoço. Ainda que esse hábito pareça ser inofensivo, ele foi alvo de um estudo realizado pela Associação Americana do Coração que trouxe descobertas preocupantes.

Os pesquisadores identificaram que os cochilos diurnos podem estar associados a problemas cardiovasculares, tais como odesenvolvimento de hipertensãoe um maiorrisco de derrame.

Como estudo associou os cochilos com hipertensão e derrame?

Tal estudo, publicado na revista científicaHypertension, foi realizado com base em dados sobre o estilo de vida, hábitos e exames de 360 mil pessoas no Reino Unido, com idades entre 40 e 69 anos, que não tinham nenhum histórico de hipertensão ou AVC.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram durante 11 anos as informações citadas acima e as compararam com os hábitos de sono dos indivíduos. Ao comparar os grupos de pessoas que tinham hábito de cochilar durante o dia com aqueles que não tinham, eles identificaram um risco 12% maior de hipertensão e 24% maior de AVC entre os “cochiladores”.

O risco de terpressão altafoi ainda maior (20%) entre indivíduos com menos de 60 anos que geralmente cochilavam, comparados aos que nunca dormiam. Após os 60 anos, o risco foi 10% maior.

Os pesquisadores observaram que aqueles com o hábito de cochilar também tinham outras características potencialmente prejudiciais à saúde, como tabagismo e consumo diário de álcool. Esses fatores podem contribuir para a necessidade de sonecas ao longo do dia e, consequentemente, para os problemas de saúde descritos.

Estudo relaciona cochilos com hipertensão

Então, cochilar durante o dia é perigoso?

O estudo não significa que tirar sonecas seja uma sentença de que você terá pressão alta ou sofrerá um derrame. Ele serve como um norte para futuras pesquisas científicas.

De acordo com os cientistas, cochilar durante o dia não é necessariamente prejudicial à saúde, desde que a pessoa mantenha um bom padrão de sono durante a noite para garantir o descanso e a recuperação adequada do corpo.

No entanto, se a soneca diurna é uma necessidade devido a um sono insuficiente ou de má qualidade à noite, pode ser um indicativo de problemas que merecem atenção.

Portanto, caso você tenha o costume de cochilar durante o dia, não há motivo para alarme. Mas é importante investigar os motivos que levam a esse hábito e garantir que seu sono noturno esteja adequado e que a soneca não esteja compensando noites mal dormidas.

Fonte: www.terrabrasilnoticias.com



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário