Lacen-MT

Powered by WP Bannerize


MT sedia encontro nacional da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública

Ana Lazarini/SES-MT

Mato Grosso sedia o encontro da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que ocorre nesta terça e quarta-feira (03 e 04.10), no auditório do Hotal Gran Odara, em Cuiabá. O evento conta com a participação de gestores de todo o país.

O Conass foi responsável pela condução da reunião e o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) colaborou com a organização do evento.

“É uma honra poder receber gestores de diversos lugares do Brasil em Mato Grosso. Já investimos na modernização do nosso Lacen e, muito em breve, inauguraremos a sede definitiva do novo Laboratório Central do Estado, que será uma das cinco mais modernas do Brasil”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a diretora do Laboratório Central do Estado, Elaine Oliveira, o apoio na realização do evento é uma demonstração do compromisso de Mato Grosso com a temática.

“Trazer essa reunião para Cuiabá tem uma grande importância porque conseguimos reunir os diretores dos 27 Lacens do país. Todos eles participam da reunião, juntamente com a assessoria do Conass, o que possibilita a discussão de assuntos relevantes e o conhecimento in loco da nossa realidade”, disse.

Elaine pondera que a Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública existe há pouco tempo, mas já possibilita o debate sobre a vigilância laboratorial com o destaque que a temática merece.

“Essa Câmara Técnica foi criada no ano passado e tem um grande valor, pois possibilita o fortalecimento da vigilância laboratorial. Não existe linha de cuidado sem que os laboratórios estejam presentes. Entendemos que os Laboratórios de Saúde Pública precisam participar de todas as elaborações e discussões relacionadas às políticas públicas na área da saúde”, explicou.

As discussões visam à melhoria contínua do papel dos Lacens frente às demandas da Vigilância em Saúde, como a descentralização de vigilância laboratorial, os recursos para a estruturação das unidades e o Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde.

Participam da reunião da Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública do Conass representantes dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, sendo que sete dos representantes acompanham o evento de forma remota.

Fonte: www.secom.mt.gov.br



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário