Divulgação

Powered by WP Bannerize


Escola de Governo abre inscrições para capacitação sobre administração financeira e orçamento público

Jorge Amorim*/Seplag-MT

A Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, está com inscrições abertas para o novo curso de Administração Financeira e Orçamento Público. Os encontros serão na modalidade presencial nos dias 16 e 23 de outubro, das 8h às 17h. O local será divulgado após a matrícula. Inscrições vão até 11 de outubro, pelo site da Escola de Governo.

O curso tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, capacitando os servidores públicos do Poder Executivo Estadual para atuar como agentes de liderança e inovação, munindo-os de competências básicas para a tomada de decisão em questões orçamentárias e financeiras.

“O curso auxilia no entendimento e compreensão das finanças públicas, controle social dos atos administrativos e dos gastos públicos e melhor exercício da cidadania. Os mesmos mecanismos também podem ser utilizados na vida pessoal”, declarou o especialista em ciência política e facilitador das aulas, Vinícius de Carvalho Araújo.

De acordo com a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, 80% dos servidores estão com boa parte dos salários comprometidos em consignados e empréstimos. “Estamos fornecendo aos servidores a oportunidade de aprenderem sobre planejamento financeiro, a como se organizarem para não fechar o mês no vermelho”, explicou.

No orçamento público, é preciso trabalhar com planejamento na execução dos projetos. “O que é planejado precisa ser cumprido, monitorado e apresentado. É muito importante a administração orçamentária e financeira estar alinhada com o planejamento estratégico da organização, e isso pode ser levado também para a vida pessoal”, pontuou.

A capacitação é voltada para os servidores das áreas de gestão estratégica, como planejamento, informação e desenvolvimento organizacional, contabilidade, orçamento e financeira. A carga horária é de 16 horas.

O conteúdo programático está dividido em quatro partes. A primeira aborda conceitos gerais sobre orçamento público; seguindo para tópicos relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal. As duas últimas unidades discutem aspectos pertinentes a política brasileira como o presidencialismo de coalisão e finaliza com temas ligados a gestão e administração de municípios.

Os interessados podem se inscrever por aqui.

Com a supervisão de D’Laila Borges

Fonte: www.secom.mt.gov.br



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário