(Foto: Divulgação)

Powered by WP Bannerize


Lula teme impacto político com volta de tributos sobre combustíveis

terrabrasilnoticias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, para uma conversa sobre o preço dos combustíveis. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 24.

Lula ainda avalia a dimensão do desgaste político que pode sofrer com a volta dos tributos federais sobre a gasolina e o álcool, combustíveis utilizados em veículos leves. Durante o governo Bolsonaro, as cobranças do PIS e da Cofins sobre esses itens foram zeradas, em razão da escalada de preços com a pandemia e invasão russa à Ucrânia.

Depois de tomar posse em 2023, o petista editou uma Medidas Provisórias mantendo a desoneração até 28 de fevereiro deste ano. Assim, as cobranças voltariam em março. O impacto no bolso do consumidor, contudo, pode gerar um novo desgaste no atual governo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, a volta das cobranças traria um aumento de quase 70 centavos no litro da gasolina. O grande impasse é que Fernando Hadadd, ministro da Fazenda, conta com a verba da arrecadação para engrossar os gastos do governo.

Em razão das divergências de interesses, Lula ainda não definiu se prorrogará ou não a isenção de impostos sobre os combustíveis. De acordo com o jornal Valor Econômico, o político ainda tem uma nova reunião em 27 de fevereiro, antes de bater o martelo sobre o assunto.

Fonte: terrabrasilnoticias


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário