SECOM/VG

Powered by WP Bannerize


Educação promove plantio de árvores em área de preservação de escola no distrito de Praia Grande

www.varzeagrande.mt.gov.br

Após ter inaugurado as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria de Lourdes Toledo Areias, no dia 31 de janeiro, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da equipe da Educação Ambiental iniciou o plantio de mudas de árvores para a revitalização da mata ciliar em frente à escola.

A ação faz parte do projeto “Práticas sustentáveis na rede de ensino de Várzea Grande”, desenvolvido pela Educação Ambiental da Smecel em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, visando promover práticas de sustentabilidade nas unidades escolares para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e harmônicos do cidadão com o ambiente.

De acordo com Ricardo Rodrigues, da equipe de Educação Ambiental da Smecel, o plantio das mudas contemplou três turmas do período vespertino de alunos do 4º e 5º ano. Ao todo, a escola recebeu cerca de 200 mudas de vários tipos e em especial plantas apropriadas para mata ciliar e, também, árvores frutíferas da região. “As mudas que não forem plantadas na escola ou na área de preservação em frente à unidade, serão doadas aos moradores da comunidade”, informou.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o trabalho da equipe de Educação Ambiental da Smecel objetiva direcionar projetos e ações em consonância com as diretrizes curriculares do MEC que condiciona as competências e habilidades para o Ensino de Educação Ambiental de forma transversal, interdisciplinar e direcionada a todas as modalidades do ensino da educação básica. Seguindo também as observâncias ao Plano Municipal de Educação.

“A Educação ambiental tem papel importante para a aprendizagem dos nossos alunos de forma interativa, científico e crítica, o que contribui para o fomento dos aspectos culturais, artísticos e promoção da cultura da sustentabilidade nos tempos que se fazem urgentes e necessário para contribuir”, analisou.

Além do plantio de distribuição de mudas para escolas e comunidade, a Educação Ambiental da Smecel também trabalha com alunos, dentro e fora da sala de aula, projetos como: a política dos 5 Rs; a prática da sustentabilidade com criatividades em expressões artísticas como teatro, dança, práticas esportivas, canto, artesanato, desenhos, gêneros textuais, projetos de reciclagem de material plástico, óleo usado na cozinha, metais, além de incentivar o uso racional de alimentos, papel, tonner, produtos de limpeza e outros materiais de escritório, a redução no consumo e desperdício de energia elétrica, assim como evitar o desperdício e realizar o reuso de água na escola.

Dentro do projeto ambiental estão previstos o plantio e a distribuição de até 50 mil mudas em várias etapas dentro do ano de 2023, abrangendo 30 escolas da rede municipal de Várzea Grande.

Fonte: www.varzeagrande.mt.gov.br


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário