Flávio Thompson

Powered by WP Bannerize


Ortopedista alerta para riscos de lesões em treinos sem acompanhamento

www.terrabrasilnoticias.com

A busca sem limites por um corpo perfeito pode ocasionar problemas de saúde. No começo do ano, é comum as academias lotarem de pessoas em busca do chamado “corpo de carnaval”. O treino sem o acompanhamento de um profissional, contudo, pode acabar ocasionando lesões. Algumas delas, até mesmo irreversíveis.

Segundo o ortopedista Eduardo Vasconcelos, as lesões mais comuns são as musculares por conta da sobrecarga nos exercícios e execução dos movimentos de maneira inadequada. Ele alerta que algumas complicações mais graves podem decorrer da prática de exercícios sem uma avaliação médica, como problemas cardíacos que estejam relacionados até com a morte súbita em casos mais drásticos.

“Normalmente, percebemos um aumento no número de lesões principalmente musculares no verão, no início do ano até o período do carnaval, onde normalmente há uma maior lotação das academias, pois muitas pessoas buscam colocar em prática as resoluções de fim de ano e procurar um corpo perfeito pro carnaval. Daí, algumas exageram nos exercícios e fazem sem acompanhamento, resultando em dores lombares e lesões nos joelhos e ombros, principalmente”, pontuou Eduardo.
Para reduzir os riscos de lesões, o ortopedista recomenda que as pessoas respeitem o limite na prática dos exercícios e que mantenham acompanhamento de um profissional.

“É importante também ter constância nas atividades físicas, incluindo fortalecimento muscular para evitar sobrecarga e lesões na prática dos mais diversos esportes, além de buscar ter uma dieta saudável a fim de controlar o peso também”, recomendou.

Sinais do corpo

O ortopedista Eduardo Vasconcelos também alerta para que as pessoas fiquem atentas aos sinais do corpo, já que eles podem indicar possíveis lesões.

“O controle de carga na atividade física muitas vezes é difícil, pois envolvem inúmeros fatores, mas de modo geral a dica importante para quem está iniciando ou voltando a praticar exercícios físicos regularmente é ficar atento aos sinais do seu corpo, como fadiga muscular, incômodos ou dores, tanto musculares como nas articulações e sensação de esgotamento físico também podem ser indícios de treinos extenuantes”, contou.

Outra dica importante do ortopedista é para que as pessoas lembrem que o músculo necessita de repouso.

“Ter uma boa qualidade e quantidade de sono é primordial, além de dar um descanso mínimo para os diversos grupos musculares, fazendo uma alternância no grupo muscular treinado ao longo da semana”, finalizou.

Créditos: G1

Fonte: www.terrabrasilnoticias.com


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário