(Foto: Divulgação)

Powered by WP Bannerize


Depois de ‘fazer o L’, Meirelles afirma que Lula está de volta ao passado

terrabrasilnoticias

Para Henrique Meirelles, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, as mais recentes declarações do presidente Lula sobre a economia confirmam que o petista “voltou ao passado”.

“O Lula fez uma mudança em 2002, quando lançou a Carta aos Brasileiros, no primeiro mandato”, lembrou Henrique Meirelles, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, divulgada nesta quinta-feira, 9. “Mas está um pouco numa volta ao passado, às campanhas que ele fez na década de 1990 e, portanto, é algo que é surpreendente considerando que ele fez um governo que deu certo, mas, por outro lado, dá para entender pela história toda o que o está influenciando a essa altura.”

O economista também criticou os ataques de Lula à independência do Banco Central e ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

“Esses ataques ao Banco Central, do ponto de vista objetivo do que gostaria o presidente Lula, que é baixar a taxa de juros, têm o efeito contrário”, disse Meirelles. “Na medida em que ele ataca o Banco Central, cria ruídos e incertezas no mercado. E o que acontece? As expectativas de inflação sobem, o que força o Banco Central a ser um pouco mais duro na sua política monetária do que seria caso o presidente sinalizasse o contrário.”

Apoio de Meirelles a Lula

Em setembro de 2022, Meirelles apoiou a candidatura presidencial de Lula e disse que o novo governo do petista seria capaz “de fazer o que é suficiente para recuperar a nossa economia”. Depois da eleição do petista, no entanto, Henrique Meirelles criticou as medidas econômicas anunciadas por Lula.

“Estou pessimista, não tenha dúvida”, disse o economista em evento do BTG Pactual, em novembro do ano passado. “Só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte.”

Fonte: terrabrasilnoticias


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário