(Foto: Divulgação)

Powered by WP Bannerize


Senador diz que chance de o Congresso derrubar independência do BC é zero

terrabrasilnoticias

Líder do Podemos no Senado, o senador Oriovisto Guimarães (PR) afirmou que “é zero” a chance de o Congressoreverter a lei que garantiu a autonomia do Banco Central. O tema que tem sido alvo frequente de críticas de Lula.

Segundo o senador, a independência da autoridade monetária existe “nas nações mais civilizadas do mundo”, como EUA, Inglaterra e França, e foi conquistada a duras penas no Brasil.

Ele afirmou que a briga de Lula com o BC é uma forma de o presidente se eximir de culpa por não conseguir dar um jeito na economia.

“Eu acho que é uma maneira de [o Lula] expiar a própria culta, de um governo que não tem saída para a economia e põe a culpa no Banco Central, dizendo que é porque o juro tá alto. Isso é uma tolice. Se o juro tá alto é por causa da inflação e se existe inflação, é por causa de déficits sucessivos do governo federal”, disse Guimarães.

O senador disse que como o mecanismo não existia nos dois últimos mandatos de Lula, o petista agora estaria estranhando o novo modelo. “O presidente Lula não está acostumado a governar com essa novidade que veio para ficar. A chance que o Congresso vote alguma coisa para retirar a autonomia do banco central é zero. Aqui acho que não passa”, disse.

Fonte: terrabrasilnoticias


Powered by WP Bannerize


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário