(Foto: Divulgação)

Powered by WP Bannerize


Novo conselheiro da Petrobras é ligado ao MST

terrabrasilnoticias

O economista Eduardo Moreira, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é um dos escolhidos pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva para compor o Conselho de Administração da Petrobras.

Com passagem pela Jovem Pan, Moreira conquistou adeptos nas redes sociais. Ele tem mais de meio milhão de seguidores no Instagram, por exemplo, e aproximadamente 900 mil inscritos em seu canal no YouTube.

Em vídeo publicado em maio de 2022, o economista criticou o alto número de investidores estrangeiros com ações da Petrobras. Atualmente, quase 50% dos papéis da estatal estão nas mãos de pessoas e empresas fora do país.

“Não dá nem mais para chamar a Petrobras de uma empresa brasileira”, disse Moreira, na ocasião. “A Petrobras virou uma empresa gringa, mas ninguém percebeu. A panela foi esquentando, e o sapo ali dentro não percebeu que a água estava fervendo. Hoje em dia, a empresa foi privatizada. A empresa, mais que privatizada, foi saqueada pelos interesses estrangeiros.”

O economista também é crítico do repasse de dividendos aos acionistas da Petrobras, ou seja, ao repasse de parte dos lucros àqueles que investem na empresa. “O que a Petrobras está fazendo?”, perguntou o economista, em vídeo publicado em novembro do ano passado. “Ela está servindo ao país, gerando emprego, oportunidade e desenvolvimento? Ela virou o seguinte: uma saqueadora, para servir a uma meia dúzia.”

Ligação com o MST

Moreira usou sua experiência como banqueiro para ajudar cooperativas do MST a conseguir tomar empréstimos com 1,5 mil investidores. Ele ainda fez o MST emitir títulos de dívida, como o Certificado de Recebíveis do Agronegócio, que circula pelo mercado financeiro do país.

“O MST, como qualquer um que quer empreender, precisa de recursos”, justificou Moreira, em entrevista ao portal de esquerda The Intercept. “E esses recursos já são obtidos no mercado financeiro. Tem gente que fala que é um contrassenso o MST pegar dinheiro no mercado financeiro. Quem fala isso não tem a menor ideia de como funciona um acampamento ou assentamento. Todo mundo que produz, seja de acampamento, agricultor familiar, seja de qualquer lugar, tem que pegar dinheiro para comprar sementes, ferramentas. Elas pegam dinheiro no mercado financeiro.”

Fonte: terrabrasilnoticias



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário