Reprodução Facebook

Powered by WP Bannerize


Decisão da Conmebol prejudica diretamente o Corinthians

noticiasdotimao.com.br

Com a pré-temporada em andamento, o Corinthians já começa a se planejar para as principais competições do ano. Por ter finalizado o Brasileirão em 4º lugar, o alvinegro garantiu sua vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores, além de disputar o nacional e a Copa do Brasil.

Assim como nesta temporada, o clube deve sofrer com o calendário apertado do futebol brasileiro e pode ser ainda mais prejudicado após um anúncio da Conmebol, dado em agosto.

A entidade anunciou que irá manter o formato corrente das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Atualmente, as dez seleções do continente se enfrentam ao longo de 18 rodadas no sistema de pontos corridos.

Antes de anunciar a decisão, a Conmebol, com o apoio da CBF, desejava alterar o sistema, no entanto, por todos os filiados terem o mesmo peso de voto, prevaleceu a manutenção do regulamento vigente.

Isso ocorre pois federações menores, como Bolívia, Venezuela e Equador, vendem os direitos de transmissão dos jogos como mandante e faturam milhões de dólares nos confrontos contra Brasil e Argentina. O valor aumenta significativamente a receita anual das entidades, algo que nenhuma deseja abrir mão.

Dessa forma, as eliminatórias seguirão em seu atual formato de 18 rodadas, o que deve prejudicar diversos clubes brasileiros, incluindo o Corinthians. Por não ter o calendário adaptado pela CBF, jogadores convocados serão desfalques das equipes durante os jogos dos campeonatos locais.

A entidade máxima do futebol sul-americano desejava implantar um novo sistema. Nele, as dez federações filiadas seriam divididas em dois grupos de cinco e jogariam dentro das chaves, em dez datas.

Após a FIFA ter aumentado o número de seleções no próximo Mundial, a América do Sul contará com seis vagas diretas à competição de 2026, disputada nos EUA, México e Canadá. Com isso, os três primeiros de cada grupo se classificariam diretamente para a Copa.

Ainda haverá uma posição em repescagem mundial, que seria definida entre os quartos colocados de cada grupo. As equipes classificadas jogariam uma eliminatória continental, que definiria o representante na repescagem mundial.

Fonte: noticiasdotimao.com.br



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário