Da Assessoria FECOMERCIO

Powered by WP Bannerize


A relevância da CNC para o comércio e sociedade brasileira

Gustavo Ourique / FECOMÉRCIO

Neste dia 30 de novembro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) comemora 77 anos de existência no país. A entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro, tem como missão representar e defender as atividades econômicas do comércio, contribuindo, consequentemente, para a economia nacional.

Costumamos dizer que a CNC é a mãe de todas as federações do comércio, que conduzem os braços sociais do Sistema Comércio brasileiro: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

À frente da presidência do Sistema em Mato Grosso por mais uma gestão, tenho agora um importante desafio profissional: atuar como vice-presidente da CNC, pois tomei posse, no dia 19 de novembro, juntamente com o vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Pessoz, que agora responde pelo cargo de suplente da Diretoria da Confederação.

O cargo demanda grandes responsabilidades, pois além de representar 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), a entidade agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos. Juntas, representam cerca de 5 milhões de empresas, que geram 25,5 milhões de empregos diretos e formais no país.

A grandiosidade desse setor, que é o que mais emprega e gera impostos no Brasil, vai além da representatividade empresarial e sindical, pois envolve uma série de ações de saúde, educação, lazer, cultura, assistência, cidadania, capacitação e qualificação, que impactam na vida de milhares de empresários, trabalhadores do comércio e população de todos os cantos do país.

Em Mato Grosso, por exemplo, são desenvolvidas ações extremamente relevantes, como o programa ‘Prepara Varejo’, uma das mais recentes, que garante qualificação gratuita de qualidade para trabalhadores, além de projetos já consolidados, como o OdontoSesc, Restaurante do Comerciário e Saúde Mulher.

Todo esse trabalho contribui sobremaneira para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que proporciona maior qualidade de vida aos brasileiros.

E devido a essa importância, parabenizo essa valorosa instituição e agradeço aos meus parceiros e amigos de luta na defesa do comércio mato-grossense, aos presidentes de federações de outros estados e, de forma especial, ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, que nos conduz nessa trajetória de bastante trabalho e muitas realizações. Parabéns, CNC!

José Wenceslau de Souza Júnior é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e IPF Mato Grosso, vice-presidente da CNC e comerciante há mais de 40 anos. E-mail: presidencia@fecomerciomt.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa FECOMERCIO



O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Escreva um comentário